top of page

Eventos

e CURSOS

Curso de Introdução à

MEDIAÇÃO

emancipadora e responsável

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE INTRODUÇÃO

À MEDIAÇÃO EMANCIPADORA E RESPONSÁVEL

 

O curso objetiva formar profissionais com solidez, preparando-lhes com os conhecimentos fundamentais da função mediadora. A proposta é oferecer um evento de curta duração, a fim de congregar pessoas interessadas na temática, abordando a complexidade das relações interpessoais e sua gestão pela mediação. 

 

O objetivo destes encontros é de trabalhar os princípios da mediação, a partir do desenvolvimento inicial das capacidades intelectuais e sensíveis das e dos participantes para exercerem a função mediadora.

 

A modalidade será uma integração de encontros interativos para o intercâmbio de ideias, conceitos e de dinâmicas para o desenvolvimento da compreensão sensível, complementado pela análise de cenas de filmes e leituras de textos entre encontros, para a posterior reflexão em grupos.  

 

O conteúdo programático do curso pode ser dividido em:

  1. O ser humano dialógico. Pessoas, relacionamentos, comunicação verbal e emocional. A dependência da cultura (da família, da comunidade, da língua) na identidade e na satisfação das necessidades. 

  2. A autogestão do projeto de futuro, como resultado da proposta social da mediação.

  3. Ser Mediador/a. A formação e a transformação.

  4. A Função Mediadora. O acolhimento e a escuta das mediandas e dos mediandos para a apropriação responsável. Comunicação ilusória e comunicação simbólica.  Objetivação e implementação do projeto de futuro.

bottom of page